Sábado, 19 de setembro de 2020
86 988 910 950
Brasil

30/08/2020 às 18h42

53

Jediel

TERRA DO NOVA DO NORTE / MT

Aposentada tenta localizar dono de tela pintada por artista renomado encontrada no lixo em Cuiabá
Obra com rosto de mulher desconhecida estava na lixeira de condomínio.
Aposentada tenta localizar dono de tela pintada por artista renomado encontrada no lixo em Cuiabá

A aposentada Terezinha Barros tenta identificar o dono de uma tela do artista plástico Victor Hugo, que ela encontrou no lixo, há quatro anos. A tela retrata uma mulher, até então desconhecida. A obra estava junto a entulhos na lixeira de um prédio residencial localizado na Rua Estevão de Mendonça, no bairro Quilombo, em Cuiabá.





Terezinha é a criadora do Museu das Bonecas e Brinquedos, que fica no bairro Santa Marta, em Cuiabá, e curadora dos mais de 8 mil itens expostos no local.


 


Artista plástico Victor Hugo — Foto: André Souza/ G1


Por causa do museu, que tem entre outras relíquias o primeiro exemplar da Barbie, lançado na década de 50, ela disse que sempre observa os materiais descartados pelas pessoas a fim de encontrar brinquedos que possam ser restaurados para compor o acervo.


"Costumo olhar o lixo para ver se encontro alguma boneca para eu recuperar e colocar no museu. Tem muita gente aqui em Cuiabá que joga bonecas e livros no lixo. E nesse prédio tinha um entulho bem grande, daí eu parei para ver e logo vi o quadro e quando percebi que era do Victor Hugo pensei: "Nossa esse quadro é muito importante porque esse artista é muito conhecido" e o levei para tentar identificar quem era o dono", contou.


Terezinha é a criadora do Museu das Bonecas e Brinquedos, que fica no bairro Santa Marta, em Cuiabá — Foto: Arquivo Pessoal



Terezinha então entrou em contato com artista, autor da obra, para verificar se ele sabia a quem o quadro pertencia. Ele, no entanto, disse não se recordar, pois, possivelmente, se trata de uma obra feita há muitos anos e que ele já pintou muitas outras depois dela.




O porteiro do prédio também disse que não poderia ajudá-la, porque era preciso saber o nome do morador para entrar em contato.




A aposentada disse que quer saber a história do quadro e por qual motivo foi parar no lixo. "Não sei se jogaram no lixo, se foi ela que jogou, ou se foi alguma empregada que jogou e se ela (a mulher retratado no quadro) morava ali no prédio, tem que ter uma história né?! Tem uma história e eu gostaria muito de saber", enfatizou.



Terezinha disse que deixou a tela na galeria da artista plástica Heleninha Botelho por um tempo para ver se o dono da obra aparecia, mas não apareceu.




Agora, a tela está com ela de volta.





Apesar de fazer retratos, Victor Hugo dedica a sua arte a expressar a natureza, a fauna e a flora, em especial as belezas de Mato Grosso, como as paisagens de Chapada dos Guimarães e do Pantanal.






FONTE: G1

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Big Brother Brasil

Big Brother Brasil

Blog/coluna Tudo sobre a casa mais vigiada do Brasil em um só lugar!
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados